Quarta-feira, 26 de Janeiro de 2011

Sabemos bem que o Inverno rima com constipação e nada melhor para a combater e prevenir do que ingerirmos naturalmente vitamina C (ou àcido ascórbico). Ora, quando se fala nela todos pensam em laranjas e apesar de não ser incorrecto esse pensamento, a verdade é que há frutas com mais quantidade de vitamina C que as laranjas e suas descendentes (tângeras, clementinas, tangerinas...) e o curioso é que a fruta com mais vitamina C é bem pequena (o tamanho não conta, correcto?).

E porque me lembrei eu disso, se não estou constipada (raramente o fico)? Porque pelos blogs que li, imensas pessoas partilham dessa maleita e reparei num que até comentava no fim: "mas eu também não como laranjas logo a minha vitamina C é zero". E pensei, que pensamento tão errado porque além do que escrevi acima, uma parte dos legumes têm vitamina C na sua composição e quando nascemos a nossa vitamina C é de facto zero. Para quem não sabe (os meus conhecimentos como profissional de Saúde têm que ter alguma utilidade), o nosso organismo não produz esta vitamina, a qual terá de ser administrada pela alimentação e suplementos. Se assim não fosse, ninguém teria morrido com escorbuto.

Desse desabafo a minha mente voou logo para 2004 onde fui de Lua de Mel para o Brasil e onde estivemos havia um fruto mais pequeno que uma cereja, vermelho, com um sabor fantástico do qual faziam sumo e apregoavam que tinha mais de 50x vitamina C que a laranja com seu nome de ACEROLA. Fartamo-nos de beber, tal como de graviola entre outros e numa herdade até tivemos oportunidade de provar o fruto directamente da àrvore e o certo é que não estivemos doentes no ano seguinte.

Este pequeno fruto não tem 50x mais vitamina C que a laranja mas sim 37,5x e pelo que li é mais bem absorvido no organismo que o citrino. Aliás, a laranja está em ultimo lugar na seguite tabela (vitamina C em mg):

 

fonte vegetal Montante
(Mg / 100g)
ameixa Kakadu 3100
Camu Camu 2800
hip Rose 2000
Acerola 1600
Seabuckthorn 695
Jujuba 500
groselha indiana 445
Baobá 400
Groselha 200
pimenta vermelha 190
Salsa 130
Goiaba 100
Os kiwis 90
Brócolis 90
Framboesa silvestre 80
Groselha 80
Couve de Bruxelas 80
Wolfberry (Goji) 73
Lichia 70
Cloudberry 60
Sabugueiro 60
Caqui 60
fonte vegetal Montante
(Mg / 100g)
Mamão 60
Morango 60
Laranja 50
Limão 40
Melão, melão 40
Couve-flor 40
Alho 31
Toranja 30
Framboesa 30
Tangerina 30
laranja mandarim 30
Maracujá 30
Espinafre 30
Repolho verde cru 30
Cal 30
Manga 28
BlackBerry 21
Batata 20
Melão, melada 20
Arando 13
Tomate 10
Mirtilo 10
Ananás 10
Mamão 10

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os médicos recomendam uma dose diària de 60mg e para as mulheres grávidas a ingestão de vitamina C deve aumentar em cerca de 30% e durante a lactação é aconselhado um aumento de até 60-70% de forma a garantir as necessidades da mãe, dado que um litro de leite materno contém cerca de 50 mg de vitamina C. Durante um período pós-operativo ou durante a cura de feridas superficiais, os suplementos de vitamina C contribuem para a prevenção de infecções e promove a reparação da pele.

E como tudo o que é essencial deve ser bem cuidado, a vitamina C é muito sensível, por exemplo as batatas quando armazenadas à temperatura ambiente perdem cerca de 15% do seu conteúdo em vitamina C todos os meses e a cozedura de batatas descascadas destrói outros 30-50% da sua vitamina C.


sinto-me vitaminada

publicado por soprosdemar às 21:13 | link do post | comentar | favorito

2 comentários:
De Fernanda a 27 de Janeiro de 2011 às 09:44
Pois eu todos os Invernos me constipo :(...no mínimo, no máximo uma amigdalite. É verdade que faço um esforço enorme para comer fruta nesta estação, tudo o que é frio, inclusivamente a água, me custa a comer e a beber. Por acaso nestas últimas semanas tenho conseguido umas laranjas caseiras que são uma coisa! E tenho-me deliciado com elas, porque comprimidos....evito-os o mais possível!

Mas por falar em incongruências,lembrei-me que há dias li um post, em que a blogueira dava dicas para enfrentar a crise, e do que ela tinha abdicado, tipo cabeleireira, etc, mas no final afirmava que é fumadora!
E eu pensei com os meus botões "como?!" heheheh...

Beijinhos


De soprosdemar a 27 de Janeiro de 2011 às 11:11
lol De facto há coisas que não se entendem.
Eu adoro fruta, aliás as vezes digo que não sou omnivora mas sim frutivora e não me custa nada come-la em qualquer altura do ano. Ainda ontem fiz papa de fruta para mim com kiwis, morangos, banana e tangerina...deliciosa e vitaminica e como a fruta não está no frigorifico e foi triturada com a varinha, não fica demasiado fria.
:)Beijocas


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