Apesar de ser profissional de saúde e ter recusado no ano passado a vacinação da gripe A, é importante destacar o aviso / apelo da Direcção Geral de Saúde lançado na semana passada até porque a partir deste mês, inumeros portugueses começam a gozar férias:
As pessoas que planeiem viajar para o hemisfério sul, nomeadamente para o Brasil, onde nesta altura é Outono e começou a aparecer uma segunda onda de gripe A (H1N1), devem ser vacinadas, recomenda a subdirectora-geral da Saúde, Graça Freitas.“Aconselhamos vivamente a vacinação de pessoas que vão viajar para o hemisfério sul, onde está a começar a segunda onda da epidemia, nomeadamente o Brasil”, disse aquela responsável à agência Lusa.
A responsável afirmou ainda que, em Portugal, a campanha de vacinação está “numa fase estacionária”, mas “será retomada no Outono”. “Até ao momento recebemos dois milhões de doses para o país e no Outono/Inverno vacinámos 700 mil pessoas. Gostava que a taxa (de vacinação) fosse mais elevada, mas na Primavera não há a tendência de as pessoas se vacinarem contra a gripe”, explicou a especialista.
Graça Freitas disse ainda ter “expectativas muito positivas” de que, “agora que passou muito do alarme contra a vacina, em Setembro as pessoas percebam que vão ter vantagens em vacinar-se”.
ALERT Life Sciences Computing, S.A